Ser síndico não é uma tarefa nada fácil. Muitos condomínios, inclusive, acabam contratando síndicos profissionais para a sua gestão, uma vez que requer muito tempo, atenção e conhecimento. Além disso, a cobrança e o desgaste do cargo, muitas vezes, são enormes.

Um bom síndico deve ter características como paciência, interesse em aprender sempre mais, ter excelente comunicação, senso de justiça apurado, inspirar confiança, ter firmeza e muita personalidade, quando necessário, honestidade acima de tudo, organização e disciplina, liderança e gestão

São muitos os problemas na gestão de um condomínio, mas, em especial, um dos mais graves é com funcionários como porteiros, zeladores, auxiliares de limpeza, jardineiros e controladores de acesso. A simples falta de um porteiro pode causar um transtorno enorme para o funcionamento de um condomínio e para os condôminos. Sem contar os problemas trabalhistas que oneram o condomínio, às vezes, com enormes prejuízos.

A solução para este tipo de problema é a terceirização de serviços para empresas especializadas que tem profissionais treinados e preparados para estas funções, assumindo sua gestão e eventuais demandas trabalhistas. Além disso, as empresas se responsabilizam por reposições em casos de faltas, afastamentos e férias de funcionários.

O fornecimento de produtos e equipamentos para a execução dos serviços é de responsabilidade da empresa que tem conhecimento técnico e de tecnologia adequados para que o desempenho dos serviços seja maximizado. Sem contar que, como compram grandes quantidades de produtos e equipamentos, tem custos mais baixos.