Estar em contato com a natureza é terapêutico e é comprovado cientificamente. Para isso, não é obrigatório ir para a praia, a montanha ou algum outro lugar, você pode fazer isso diretamente da sua casa. Mexer com a terra, cultivar uma horta, ver um botão desabrochar no jardim ou em um vaso já são mais do que suficientes para descarregar as energias e vislumbrar a poesia da vida. Sem contar que a Jardinagem está ligada diretamente práticas sustentáveis como também a área de saúde da vida das pessoas, conforme abordamos na máteria: novidades e tendências do mercado de facilities

1. Adquira um kit básico de Jardinagem

Para começar, o primeiro ponto a ser abordado nessa matéria é: não invente ferramentas para fazer a manutenção das plantas. Os equipamentos certos vão fazer com que o trabalho fique mais fácil, garantindo uma assertividade maior no cultivo do seu jardim e impedir alguns erros básicos, como danificar o galho de uma planta com uma tesoura inadequada.

2. Fique atento às condições climáticas de plantio

Com o inicio da prática de jardinagem, existe uma certa afobação para sair plantando tudo que é possível, mas é imprescindível prestar atenção ás condições climáticas e sazonais de cada tipo de planta, pois muitas plantas não tem resistência ao frio, enquanto outras muita resistência à ambientes calorosos. Antes de plantar pesquise sobre as condições climáticas ideais do tipo de planta.

3. Ambiente para Plantio

Jardineiros que estão iniciando, prestem atenção nessa frase: toda planta precisa de luz, sendo assim atente-se ao ambiente de plantio para que a planta cresça com saúde e faça a fotossíntese para sobreviver.

Entretanto, é extremamente importante saber que a quantidade de luz varia para cada espécie. Isso porque algumas plantas precisam de luz solar direta, enquanto outras não podem ser expostas ao sol sob o risco de ter as folhas queimadas.

4. Adubação

Todas as plantas necessitam de uma quantidade de nutrientes para se desenvolver plenamente. Mas antes de sair adubando suas plantas é importante pesquisar sobre as preferências e necessidades de cada espécie, além da época correta de adubação.

5. Podando a Planta

Em algum momento você vai ter que podar a sua planta. E não tenha medo de fazer isso, é para o bem dela.

A primeira regra é podar sempre que notar a presença de folhas secas e mortas. No caso de ervas e hortaliças, a poda é importante para prolongar um pouco mais a vida da planta, impendido o crescimento das flores e, consequentemente, a morte da sua verdinha.

Existem também as plantas que necessitam de podas anuais para completar o ciclo e se desenvolverem adequadamente. Na dúvida, faça uma pesquisa.

6. Proteção da Planta

Tenha o hábito a proteger o solo do vaso forrando-o com cascas de pinus, serragem ou pequenas pedras. Isso é muito importante para impedir o crescimento de ervas daninhas, além de proteger as raízes da planta de queimaduras de sol. Essa proteção também evita a perda de água e nutrientes por evaporação.

Considerações Finais

Lembrando que as dicas aqui trazidas não excluem a atuação de profissionais capacitados na área como o caso dos colaboradores do Grupo Clean4

Além de contarmos com os melhores profissionais, trabalhamos também com tecnologia de ponta para cuidar do seu jardim, trazendo maior conforto e tranquilidade para nossos clientes. Estamos sempre colaborando com o meio ambiente com práticas de sustentabilidade e inclusão social. Entre em contato conosco.