A caixa d’água precisa ser limpada com frequência para evitar riscos a saúde, além da sujeira e lodo, a falta de higienização pode ocasionar diversas doenças como diarreia, hepatite A, gastroenterites e esquistossomose.

Em muitos casos às caixas-d’água estão em local de difícil acesso ou com risco de queda. Para as caixas de grande porte, como as de condomínios, a Sabesp recomenda a procura de um serviço profissional. Como é o caso da Clean4 para saber mais, entre em contato

Iniciando o processo de limpeza:

Algumas horas antes de iniciar os trabalhos, lembre-se de de fechar o registro e cortar o fornecimento de água que vem da rua para sua caixa. Na sequência, dedique o máximo possível da água ainda armazenada para as atividades cotidianas da casa. Evitar o desperdício em todos os momentos é importante. Quando a caixa estiver praticamente vazia você pode iniciar a limpeza.

 

Tenha os seguintes equipamentos em mãos:

  • Luvas de borracha
  • Escova de nylon nova
  • Balde
  • Panos limpos
  • Água sanitária

Travando o fornecimento

Feche o registro do cavalete da entrada e corte o fornecimento de água que vem da rua para abastecer sua caixa, ou, se preferir, prenda a boia do reservatório para bloquear a entrada da água. Para evitar o desperdício. Use a água ainda armazenada na caixa para as atividades cotidianas. Quando restar pouco mais de um palmo de água dentro da caixa, você pode iniciar a limpeza.

Fechando a Saída

Com a caixa com apenas um palmo de água, tape a saída que vai para o encanamento para evitar que o material de limpeza desça pelos canos. Não esqueça de colocar as luvas antes de começar!

Hora da Faxina!

Aplique a água sanitária e esfregue o fundo e as paredes da caixa d’água com uma escova de nylon nova e limpa. Só água sanitária já é suficiente! Não use sabão, detergente ou qualquer outro produto na sua caixa. Com a ajuda de um balde e dos panos, retire toda a água que ainda sobrou na caixa.

Encha de novo o reservatório

Abra o registro do cavalete externo ou retire a boia e deixe que a caixa volte a encher de água. Importante: Mantenha tampada a saída de água da caixa para os encanamentos da casa. Com a caixa novamente cheia, despeje 2 litros de água sanitária para cada 1.000 litros de água. Aguarde 2 horas. Durante este período, não utilize a água armazenada. Feche novamente o registro de cavalete e destampe a saída de água da caixa para o encanamento. Deixe que a água desinfectada desça pelo encanamento. Atenção: Essa água não deve ser consumida e só pode ser reutilizada nas descargas e na faxina da residência. Feito isso, volte a encher o reservatório.

Recomece o Abastecimento

Agora, é só tampar a caixa d’água para evitar a entrada de sujeira e a propagação do mosquito da dengue.

Muito bem! Agora você já sabe fazer a limpeza correta da caixa d’água. Lembrando sempre que o mais importante é sua segurança, caso veja que existe algum risco peça a ajuda de profissionais qualificados como da Clean4, clique aqui para fazer seu orçamento.